Paperless: por que essa ideia é tão importante na economia atual.

IT SERVICE

Paperless: por que essa ideia é tão importante na economia atual.

15 de novembro de 2020 Sem categoria 0

Tornar-se paperless é o caminho para avançar na transformação digital e deixar a papelada para trás.

Nesse modelo de gestão, os papéis são substituídos pela tecnologia em nome da produtividade, eficiência e sustentabilidade da empresa. 

Mais do que parar de imprimir e arquivar documentos, é preciso repensar os processos do negócio, envolver colaboradores e adotar uma cultura realmente digital. 

O que é paperless

Paperless é um termo em inglês que significa “sem papel” e caracteriza escritórios que eliminaram ou reduziram drasticamente o uso de papel.

O conceito surgiu na década de 1970, junto com a popularização dos computadores, que inspiraram as primeiras visões de um escritório 100% digital.  Na época, ainda era muito difícil imaginar uma empresa sem papel, mas hoje é perfeitamente possível — e preferível — substituir os documentos impressos por arquivos digitais. Enquanto o escritório tradicional utiliza inúmeras folhas de papel sulfite, blocos de anotações, post-its, envelopes, pastas, fichas e o famoso arquivo físico, o escritório sem papel requer apenas uma rede de computadores e uma conexão à internet para organizar todas as suas informações.

Dessa forma, a empresa paperless acaba com a papelada e investe em uma infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) para tornar sua gestão mais ágil, eficiente e sustentável.

Quais os benefícios e vantagens de ser Paperless?

É muito comum vermos gestores com receio de eliminar ou diminuir a utilização de papel no dia a dia da empresa. Muitas empresas utilizam o antigo modo de gestão por desconhecerem as facilidades e as vantagens que o conceito paperless oferece. Ainda há, de certo modo, uma cultura que valoriza os documentos físicos mais que qualquer outro formato de apresentação  Nesse sentido, faz-se necessário empregar um novo mindset na cultura organizacional da empresa.

Após conhecer os benefícios e vantagens dessa mudança ficará fácil entender o que podemos fazer pela sua empresa.

Redução de Custos

Em primeiro lugar, é fácil entender que quando não se utiliza papel não será necessário adquirir caixas e mais caixas de folha A4. Como consequência, não será necessário gastar com toner e tintas de impressora, muito menos com a manutenção desses equipamentos.

Aumento da Performance

Uma das principais vantagens de adotar o conceito paperless é o aumento da performance em todas as áreas da organização. Enquanto os papéis ocupam espaço, tomam tempo e nem sempre estão acessíveis quando se precisa deles, os arquivos digitais são facilmente organizados e podem ser acessados instantaneamente pelos colaboradores.

Além disso, os softwares automatizam várias tarefas do dia a dia, poupando tempo das equipes e tornando as rotinas mais ágeis. Dessa forma, a produtividade aumenta e a empresa tem resultados melhores, graças à agilidade da tecnologia. 

Utilização do Espaço Físico

Quando não há impressão de documentos, não há volume de documentos físicos para armazenar. Os documentos que já são existentes podem ser digitalizados e armazenados em nuvem. Dependendo do tamanho da empresa e do seu acervo, salas que antes ficavam ocupadas com papel, terão outra utilidade, como por exemplo, uma expansão na equipe.

Facilidade e agilidade no acesso as informações.

Conforme dito acima, quando se faz necessário digitalizar documentos antigos, eles podem ser indexados e organizados de forma a garantir uma recuperação simples e ágil. Assim, quando alguém precisa acessar algum documento, basta acessar o GED e fazer a busca em simples passos.

Segurança

Na gestão virtual, os documentos armazenados no GED só podem ser acessados mediante senha e ficam protegidos por criptografia, além de ficar em um ambiente controlado e com back-up. Dessa forma fica garantido a segurança da informação e de quem a acessa. Todo o histórico de acessos também fica gravado junto ao sistema, promovendo uma melhor rastreabilidade.

Impacto Ambiental

Por último, mas não menos importante, o impacto ambiental é reduzido. Sem a demanda de papel, não há produção, ou seja, poupam-se árvores, água e rejeitos químicos.

COMO SER PAPERLESS?

Oferecemos soluções para você e sua empresa começarem sua jornada digital e se tornarem paperless.

Em primeiro lugar, a NSL Tecnologia oferece serviço de digitalização, que já contempla a preparação, a captura das imagens e a indexação dos documentos. Uma vez digitalizados, os documentos ficarão armazenados em nuvem e serão acessados via navegador padrão, mediante senha e perfil controlado. O GED Alfresco oferece meios de compartilhar, autenticar e tramitar a documentação nele armazenada. Com o pacote Esign-Cert – Fluxo de Assinatura Web, é possível apontar pessoas que assinarão digitalmente o documento por meio dos seus certificados digitais, sejam eles ICP-Brasil ou não. Tudo em meio digital, sem a necessidade de tramitação por malotes.

Entre em contato com a NSL Tecnologia e saiba mais sobre serviços e oluções com o melhor custo-benefício do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support