Desenvolvido por uma comunidade de agricultores, desenvolvedores, pesquisadores e organizações com o objetivo de fornecer uma plataforma padrão para coleta e gerenciamento de dados agrícolas.
Plantações
Animais
Mapeamento de locais
O farmOS oferece a capacidade de organizar todos os vários locais dentro (e fora) da sua fazenda. Esses locais são representados como ativos no farmOS e podem ser referenciados quando você registra eventos . Os ativos podem ser localizados em outros ativos por meio de registros de movimento e lógica de localização .
Controles do mapa
geolocalização
Pesquisa de endereço
Desenho
Zoom
Hierarquia de localização
Importação e exportação de geometria
Gerenciamento de ativos
Todas as coisas importantes e valiosas em sua fazenda são representadas como “Ativos” no farmOS. Os tipos de ativos incluem Terra, Plantas, Animais, Equipamentos, Estruturas, etc.
Os ativos podem ser arquivados, portanto, não são exibidos no farmOS, a menos que você queira especificamente vê-los. Por exemplo, quando terminar de colher um Ativo “Planta”, você pode marcá-lo como “arquivado” para ocultá-lo em suas listas de Ativos. Os registros arquivados podem ser recuperados nas páginas de listagem de ativos.
Os recursos podem ser designados como “locais”, o que fará com que apareçam na hierarquia “Locais” (disponível na barra de ferramentas). Também permite que outros ativos sejam movidos para eles. Por exemplo, um Ativo “Planta” ou “Animal” pode ser movido para um Ativo “Terra”. A hierarquia de Ativos de localização é determinada por seus relacionamentos de campo “pai”.
Os ativos podem ser atribuídos a uma ou mais pessoas e usuários podem visualizar uma lista de todos os ativos atribuídos a eles.
Tipos de Ativos:
O farmOS vem com vários tipos de ativos, terras, plantas, animais, equipamentos, estrutura, agua, material, semente, composto, sensores.
Registrando eventos
Logs representam todos os tipos de eventos. Você pode ser tão granular quanto quiser: quanto mais informações estiver registrando, mais poderá olhar para trás e aprender no futuro.
Planejar com antecedência no farmOS é exatamente o mesmo que registrar coisas que já aconteceram. A única diferença é que a data está no futuro e o status do Log é “pendente” em vez de “completo”.
Os logs que estão no futuro e “pendentes” aparecerão em sua lista “Próximas tarefas” no painel. Abaixo dela, há uma lista de “Tarefas atrasadas”, que mostra todos os Logs “pendentes” com uma data no passado. Assim, com o passar do tempo, você pode marcar seus Logs como concluídos (ou não) e ele acompanhará o que aconteceu e o que não aconteceu.
Tipos de registro
O farmOS vem com vários tipos de Log, Atividades, Observações, Entradas, Colheitas, Semeaduras, transplantes, Exames laboratoriais, Manutenção, Médico, Nascimento.
Movimentos e localização
As localizações de todos os ativos no farmOS são determinadas pelos campos “Movimento” nas entradas de log.
Quando você cria um Asset, ele não será localizado em nenhum lugar até que um Log seja adicionado para “movê-lo” para algum lugar. Esses Logs são referidos como Logs de “movimento”, embora na verdade sejam um tipo de Log mais específico como “Atividade”, “Observação”, “Semeadura” etc. Qualquer tipo de Log pode ser usado para mover Ativos.
O farmOS determina a “localização atual” de um Ativo observando o Log de movimentação mais recente do Ativo (com uma data menor ou igual ao momento atual). Somente os Logs marcados como “completos” são considerados.
Cada Log tem um campo de referência “Location” (para referenciar o Ativo de localização para o qual as coisas estão se movendo), um campo “Geometry” (para registrar a geometria precisa onde as coisas estão se movendo) e um campo “Is motion” (para designar o Log como um movimento).
Para obter mais informações sobre a localização do ativo, consulte a seção de lógica de localização dos documentos do modelo de dados do farmOS .
Quantidades
Todos os logs no farmOS têm a capacidade de registrar medições quantitativas estruturadas juntamente com outros detalhes. Eles podem ser usados para coletar dados sobre as atividades de sua fazenda de forma organizada, que podem ser analisados posteriormente para fornecer insights.
Cada Quantidade consiste em quatro subcampos opcionais:
- Medida – Que tipo de medida é essa? Ex.: Peso, Volume, Contagem, Temperatura, etc.
- Valor – O valor da medição (um número).
- Unidades – A unidade de medida. Pode ser o que você quiser, mas é sempre bom manter suas unidades consistentes para análise posterior.
- Rótulo – Rótulos são apenas um campo de texto que permite rotular a Quantidade. Isso é útil se você tiver várias quantidades da mesma medida ou unidades.
Um único Log no farmOS pode ter várias Quantidades, mas somente a primeira será incluída ao visualizar uma lista de Logs. Para ver uma lista de todas as quantidades, vá para Registros > Quantidades e, opcionalmente, filtre por nome do registro, tipo, intervalo de datas ou campos de quantidade como medida, valor, unidades ou rótulo. Um arquivo CSV pode ser exportado dos resultados filtrados. Isso fornece uma abordagem flexível para coletar dados quantitativos contínuos em sua fazenda e, em seguida, analisá-los em busca de tendências ao longo do tempo.
Rastreamento de estoque
Cada ativo no farmOS pode ter um ou mais níveis de inventário associados a ele. Estes são rastreados por meio de Quantidades em Toras, permitindo que os ajustes de estoque sejam rastreados ao longo do tempo. Os níveis de estoque podem ser incrementados, diminuídos ou redefinidos por um Log.
Para ajustar o estoque de um Ativo, habilite o módulo Inventário, e crie um Log com uma Quantidade. Dentro da Quantidade, selecione “Aumentar”, “Decrementar” ou “Redefinir” nas opções “Ajuste de estoque” e, em seguida, selecione o Ativo cujo estoque deseja ajustar. Preencha o valor da Quantidade (e opcionalmente sua medida, unidades e rótulo), defina o status do Log como “completo” e salve o Log. Navegue até o Ativo selecionado e você verá o novo nível de inventário.
Vários níveis de estoque podem ser rastreados em cada Ativo, com base na medida e nas unidades especificadas na Quantidade. Cada par de medidas+unidades (ou falta deles) será contado como um nível de estoque separado.
Pessoas
O farmOS permite que um farm tenha vários “usuários” acessando-o, e cada um desses usuários recebe uma ou mais “funções” para conceder a eles diferentes níveis de permissão.
As funções podem ser “gerenciadas” ou “não gerenciadas”. As permissões das funções gerenciadas são controladas por módulos e não podem ser modificadas por meio da interface do usuário. As funções não gerenciadas podem ser adicionadas/editadas por meio da interface do usuário.
Três funções gerenciadas são fornecidas com o farmOS:
- Gerente – Tem acesso a tudo no farmOS. Eles podem criar, editar e excluir registros e podem alterar as definições de configuração.
- Trabalhador – Tem a maioria das mesmas permissões que os gerentes, mas não pode alterar a configuração.
- Visualizador – Limitado a visualizar os registros do farmOS – mas não pode editar, excluir ou alterar a configuração. Essa função é útil se você deseja compartilhar as atividades de sua fazenda com alguém, mas não deseja permitir que essa pessoa faça alterações. Por exemplo, se você precisar compartilhar seus registros de fazenda com um Agente de Certificação Orgânica, você pode dar a eles uma conta de usuário com a função de Visualizador.
Formulários rápidos
O farmOS fornece uma estrutura para criar “formulários rápidos” para necessidades comuns de entrada de dados. Isso permite que uma interface do usuário simplificada e focada seja fornecida para registro rápido e fácil de eventos comuns, mantendo a flexibilidade subjacente da arquitetura generalizada de dados de ativos e registros.
Se você tiver o módulo “farmOS Quick” ativado, verá um novo link “Formulários rápidos” na barra de ferramentas. Isso listará todos os formulários rápidos disponíveis, fornecidos pelos módulos.
Exportando dados
Todas as listas de ativos , logs e quantidades no farmOS incluem um link “Exportar CSV” na parte inferior que irá gerar e baixar um arquivo CSV. Quaisquer classificações ou filtros aplicados à lista serão representados na saída CSV.
Escolha seu plano de hospedagem gerenciado para farmOS™
A hospedagem econômica em nuvem farmOS™ foi projetada para atender às suas necessidades de negócios. Sem taxas de licenciamento(licença GPL), quantidade de usuários e documentos ilimitados.
Uma oferta de serviços totalmente gerenciados (SaaS) é o melhor gerenciamento de documentos em nuvem, oferecendo segurança e conformidade de nível empresarial até os dispositivos dos usuários, mantendo a simplicidade e a facilidade de acesso.
Solicite uma demonstração
Solicite uma apresentação e falem com você sobre o farmOS™ e o valor que ele pode trazer para sua empresa.
Entrar em contato
Converse hoje para discutir suas necessidades de Gestão Agrícola. Estamos ansiosos para ouvir de você!
Acesse Demonstração: https://farmos.nsltecnologia.com.br
SCREENVIEW